domingo, 14 de junho de 2009

Procissão de Corpus Christi novamente leva multidão de fiéis à rua


Ao contrário do que era previsto, Telêmaco Borba tinha céu azul e sol brilhando durante a celebração de Corpus Christi que levou nesta quinta-feira (11), uma multidão de fiéis a sair da igreja de Nossa Senhora de Fátima caminhando pelos tradicionais tapetes de serragem que simbolizam o dia santo.
A procissão seguiu pela Avenida Chanceler Horário Laffer e terminou com a benção de Padre Egídio Gardiner   no alto no Cruzeiro, no bairro BNH. Como sempre, muita emoção na data que comemora a presença de Jesus Cristo vivo junto do povo. Era possível notar vários católicos em oração, quase em processo de catarse enquanto rezavam e cantavam.
Após a celebração os voluntários responsáveis pelo feitio do tapete também fizeram o trabalho de limpeza das ruas que este ano tinha até roupas que serão destinadas a campanhas de inverno.


Celebração começou em 1264


A celebração foi instituída em 1264 pelo papa Papa Urbano IV, para reafirmar o sacramento da Eucaristia. “Era necessário mostrar publicamente a presença de Jesus”, afirmou o padre Joel Ribeiro Medeiros,ao Jornal de Londrina.
“A festa de Corpus Christi nasce sob dois aspectos interessantes. As pessoas estavam perdendo o hábito da comunhão e a Igreja queria mostrar que Cristo está presente no sacramento”, explicou. Segundo ele, a festa é celebrada sempre às quintas-feiras após a celebração da Santíssima Trindade na Igreja.
Medeiros disse ainda que a procissão realizada pelo católicos atualmente representa a devoção ao sacramento. “O sentido é de que somos um povo de Deus a caminho da eternidade, cujo alimento é a Eucaristia.” Na ocasião, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes preparados com roupas, pó de serra, flores, entre outros. “O tapete simboliza a divindade de Cristo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário