quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Futuro César Cielo pode sair das piscinas de Telêmaco Borba


Bruno Speltz, de 10 anos, está entre os 10 melhores do sul do Brasil


Gustavo Borges, Cesar Cielo, Michael Phelps. Quem sabe daqui alguns anos, Bruno Speltz. Poderá sair das piscinas dos Campos Gerais, precisamente de Telêmaco Borba e Ponta Grossa, cidades onde atualmente treina, mais um grande nadador brasileiro. Hoje ele tem apenas 10 anos, mas com rotina de campeão. Nada diariamente duas horas, em média quatro mil metros, o que seria de segunda a sexta-feira o equivalente a 20 quilômetros nadados, além de caminhadas e exercícios de resistência.


Em Telêmaco Borba, ele nada na Academia Corpo e Água, sob as orientações da professora Eloisa Moura, que é só orgulho do aluno. “O Bruno é fera, vejo nele um grande campeão”. Em Ponta Grossa, onde nada pelo menos duas vezes por semana, treina na Academia Esporte Total. Lá quem cuida de Bruno é a professora Walquiria Mryczka, que foi quem levou o garoto para as competições.


Ao todo, Bruno tem cerca de 70 medalhas, incluindo a do Campeonato Estadual de Natação de Verão em Foz do Iguaçu, Campeonato Estadual de Natação em Paranaguá e o Festival Inter Academias de Curitiba. Neste Festival, são cinco etapas, onde se somam os pontos de cada um. É nessa competição que Bruno Speltz está em primeiro lugar entre os atletas de 10 e 11 anos no nado livre 25 metros.


Entre os nadadores do sul do Brasil, Bruno está entre os 10. O dado pode ser conferido no ranking Top 10 do site oficial de natação Swimming, nos 200 metros Medley, que compreende os quatro estilos da natação: crawl, costas, peito e borboleta. Bruno também está entre os melhores do Paraná nos nados peito e livre.


O ESPORTE LEVADO A SÉRIO- Apesar da pouca idade, Bruno sabe de suas responsabilidades. Gosta da prática do esporte, porém mantém também outras atividades. Em Ponta Grossa, quando estudou no Colégio Marista, praticou futsal, judô, vôlei, xadrez, handebol, basquete, tênis de campo e, claro, natação. Familiares chegam a perguntar se Bruno não se dedica muito a atividades esportivas e ele responde: “não sei o que seria da minha vida sem o esporte”.
E para quem pensa que praticar esporte é sinônimo de pouca atenção aos estudos, pelo menos com Bruno é diferente. Hoje ele estuda no Colégio Positivo de Telêmaco Borba. Gosta muito de ler e já ganhou prêmio de melhor leitor da biblioteca do Colégio Marista quando lá estudou. Atualmente, a natação ocupa mais seu tempo do que antes, mas ainda realiza aulas de violão, inglês e faz catequese. Mas Bruno ainda guarda tempo para mais atividades. Nas horas vagas ele anda de bicicleta, joga vídeo game e coleciona carrinhos.


ALIMENTAÇAO- Para nadar duas horas por dia de segunda a sexta-feira, Bruno come verduras, legumes, frutas, carboidratos e carnes magras. Não toma refrigerante e come doces apenas esporadicamente. Segundo a mãe, Silvana Speltz, o filho já tem consciência sobre a importância da alimentação balanceada na vida de um atleta.


FUTURO- Tudo bem que Bruno tem apenas 10 anos, mas já alimenta sonhos como toda criança para seu futuro. O atleta quer ser médico, porém continuar nadando. “Se eu pudesse ser médico e nadar ao mesmo seria muito legal”, disse Bruno. Hoje ele quer continuar treinando e gostaria de viver num grande centro na busca de maiores possibilidades de aperfeiçoamento.


Seus inspiradores são hoje Cesar Cielo, Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa, todos brasileiros destaque na natação mundial. Apoio para continuar nadando Bruno tem de sobra, o pai Rael Speltz, que praticou natação por vários anos e a mãe Silvana, que também é encarregada de levar Bruno para todos os cantos cumprir suas atividades.

3 comentários:

  1. Cara fico muito feliz em saber que tem uma féra na natação aqui em TB,,,Bruno está de parabéns,,,

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Bruno, isso é ter determinação ainda pequeno.
    Desejo a vc um futuro grandioso !
    Muitas conquistas, que vc continue sempre focado na natação sucesso !

    ResponderExcluir
  3. Amigos da Ac. Corpo e Água5 de janeiro de 2011 às 19:57

    Bruno,você é um grande exemplo de determinação e força de vontade, e apesar de ainda tão pequeno é exemplo para todos nós. Você tem muitos torcedores aqui na natação em Telêmaco Borba! Sucesso e muitas vitórias, campeão!!! Seus amigos da Academia Corpo e Água!

    ResponderExcluir