terça-feira, 11 de agosto de 2009

O lema de Camilo é: “A vida não para”


Camilo e a mãe no dia de sua formatura em técnico em segurança do trabalho


Para Camilo, sua vida começou novamente após o acidente de motocicleta que ele sofreu em novembro de 2005, há cerca de três anos e meio. Nessa data, faltavam apenas 20 dias para que suas aulas terminassem no curso de técnico em segurança do trabalho. Essa foi a primeira mostra da sua superação. Camilo roubara a cena ao entrar na cerimônia no dia de sua colação de grau. Entrou de cadeira de rodas e de cabeça erguida. A reação dos formandos, familiares e do público foi de emoção e de congratulações intermináveis.


Durante a entrevista, foi perguntando a Camilo como foi a superação inicial da perda dos movimentos das pernas. Em nenhum momento ele fala da dificuldade de aceitação ou de tristeza, mas sim de como se adaptou a sua nova condição de vida. “No começo tudo é difícil, mas logo aprendi a me virar: a me transferir da cadeira ao carro, da cadeira para cama, a tomar banho”. Tudo para ele foi questão de se adaptar e poder encontrar o que fazer; é hiperativo, nunca conseguiu parar quieto e a paralisia não mudou essas características.


Logo que se mudou para Brasília para fazer tratamento no Hospital Sarah Kubitschek os fisioterapeutas se impressionaram com Camilo, pois praticamente tudo que os profissionais ensinavam ele já sabia, tanto é que logo que Camilo demonstrou aptidão para o halterofilismo foi incitado a participar de competições e agora já está classificado para disputar o Campeonato Brasileiro.


Alguns esportes e atividades Camilo já não pode mais praticar, como o futebol, que era um esporte que ele gostava, idas à praia, a uma cachoeira, principalmente a última, que é muito mais complexa por comumente estar em locais de difícil acesso. Mas o halterofilista ainda é ousado. Está tentando, junto com alguns amigos, programar um rapel de cadeirantes. “Estamos estudando, mas ainda não sabemos se isso é possível”.


A mãe, Maria de Lurdes Camilo, é só orgulho do filho. Fica admirada e ao mesmo tempo satisfeita de ver a sua esperteza. “Eu nunca vi ele pra baixo, é meu exemplo de vida. E isso supera tudo”, disse a mãe. Dona Lurdes ainda comentou que pra nada seu filho para, inclusive para namorar. “Pelo que sei a última namorada é de Minas Gerais”, comentou. Camilo negou e afirmou que está solteiro e que é história da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário